domingo, 27 de março de 2011

Ética

Agora um post sobre responsabilidade e ética social. 



Minha colega de trabalho apresentou na faculdade esta semana uma resenha a respeito de experiências feitas em animais, para teste de cosmético. Vi algumas fotos do trabalho dela e fiquei horrorizada e enojada! Preferi não posta-las aqui no blog... Cheguei em casa preocupadíssima, e fui logo consultar para ver se a Avon realizava testes em animais. E a boa notícia é que não! Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos a deixar de usar animais para fins de pesquisa de seus produtos e tem utilizado uma variedade de alternativas comprovadas para testar a segurança de seus produtos e ingredientes. Também mantém uma política de evitar uso de testes em animais em toda a cadeia produtiva (fornecedores de matérias primas). Ela não autoriza a execução de testes em animais nos produtos desenvolvidos.
Esses produtos são verificados quanto à segurança via modelos de computador, in vitro (tubo de ensaio) ou em pele humana clonada, ou usando ingredientes já listados no registro da FDA (foods and Drug Administration) de substâncias consideradas seguros.
O problema da execução destes testes em animais é o sofrimento causado e a morte precoce, sendo que muitas vezes os resultados não são satisfatórios (nem sempre a resposta do corpo dos animais vai ser igual à resposta humana). 
Os animais utilizados nestas pesquisas são os cachorros, gatos, ratos, macacos...

No Brasil, não há um código de ética que garanta melhor tratamento aos animais, devido principalmente ao ativismo de ONGs como o PEA (Projeto Esperança Animal) e o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) que lutam contra a aprovação deste projeto de lei. O que eu concordo.

Abaixo lista de empresas que não aderem ao uso de experiências em animais:
- Avon                     - Mac               - Ox
- Boticário               - Nars               - Revlom
- Chanel                  - Natura            - Victoria Secret's
- Impala                  - Nívea              - Ypê

Empresas que ainda aderem ao uso de experiências em animais:
- Axe                         - Christian Dior            - L-Oreal
- Bic                          - Dove                        - Maybelline
- Clean & Clear           - Gillete                     - Netrogena 
- Close-up                  - Listerine                  - Pantene


Quem tiver interesse, pesquise mais a fundo a respeito deste tema. É inconcebível o que os seres humanos fazem à outras espécies
Fontes: 

http://www.veganoutreach.org/whyvegan/por/prwvhealth.html
http://comprasveganas.blogspot.com/2008/07/resposta-da-avon-sobre-testes-em.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Testes_com_animais 


Abraços,


Manu.











Nenhum comentário:

Postar um comentário